Últimas Notícias

A pandemia de Corona vírus que os países ora enfrentam está causando grandes problemas, particularmente quanto ao controle dos riscos incontroláveis de perdas humanas, sendo o distanciamento social e quarentena as medidas mais recomendadas para conter a propagação desse vírus.

Particularmente para os setores da sociedade que já são carentes e vivem em condições extremas de vulnerabilidade social, a necessidade de se recolher em quarentena, sem sair de casa, traz dificuldades adicionais as suas vidas.

Pesquisadores do IPT, juntamente com membros do Conselho Curador da FIPT consultaram a direção da entidade sobre a possibilidade de contribuir com entidades que atuam junto a essas populações carentes. Para viabilizar esta ação social, a direção da FIPT instituiu fundo financeiro de R$ 25.000,00 para contribuir com as entidades que viessem a ser selecionadas. Para isso, a FIPT, o Conselho Curador e pesquisadores construíram critérios para identificar e selecionar as entidades para receber doações de alimentos básicos ou produtos de higiene para prevenir contaminação. Foram selecionadas as entidades Instituto Favela da Paz (Zona Sul de São Paulo) e Instituto Rogacionista Santo Aníbal (Zona Oeste de São Paulo), parceiras no desenvolvimento de Projetos Sociais com a Fipt, e, também, o Projeto Alavanca Brasil e o Instituto Cybernétikos que atuam na Favela São Remo e Favela 1010 e arredores. O Hospital Universitário da USP  também foi selecionado para receber doação de materiais hospitalares e de higiene.

Os recursos financeiros disponibilizados pela FIPT permitiram adquirir 3,1 toneladas de alimentos básicos e quantidades significativas de 20 itens básicos de limpeza e higiene.

A diretoria da FIPT parabeniza os pesquisadores e conselheiros pela iniciativa e agradece aos nossos colaboradores que viabilizaram esta importante ação social.

Confira as imagens:

NOTÍCIAS ANTERIORES

IPT Open / FIPT

Chamamento e edital de concorrência estão abertos a empresas interessadas na instalação de próprios centros de inovação, participação em hubs e gestão operacional

Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, torna público um chamamento e um edital de concorrência para o IPT Open Experience, iniciativa que abre o campus da instituição para as empresas instalarem seus próprios centros de inovação ou participarem de hubs, envolvendo startups, empresas, universidades, centros de pesquisa, investidores, pesquisadores e órgãos de governo no mesmo ambiente.

O chamamento tem como objetivo mostrar às empresas como serão as duas modalidades de sua participação no IPT Open Experience: a primeira delas é por meio de centros de P&D, no qual as interessadas em atividades em pesquisa e desenvolvimento terão a oportunidade de criar centros próprios de pesquisa aplicada, em qualquer área de atuação.

A segunda modalidade de participação será na forma de hubs de inovação, que serão ambientes criados para solucionar desafios tecnológicos das empresas por meio da interação com startups, pesquisadores, universidades, órgãos de governo e outros atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação.

O edital de concorrência diz respeito à contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços de gestor operacional do hub de inovação do programa, pelo período de cinco anos, compreendendo o desenvolvimento das atividades especificadas no edital e no termo de referência disponíveis abaixo.

O chamamento e o edital têm suas próprias páginas de documentos, com formulários específicos para cada modalidade de interesse – confira abaixo os PDFs e clique aqui para preencher a manifestação de interesse em participar do centro de inovação, e aqui para a manifestação de interesse em participar dos hubs de inovação.