Nossa Atuação
Como Atuamos

A Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas - FIPT atua como gestora administrativa-financeira de projetos de Pesquisas Científica e Tecnológica de Programas de estímulo à Pesquisa e Inovação.

O objetivo principal da FIPT é apoiar o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A – IPT em suas áreas de atuação, sendo que essa parceria é estabelecida e regulamentada por meio do TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA.

A cooperação técnica-cientifica é realizada pela gestão compartilhada para viabilizar e empreender PROJETOS, PROGRAMAS e demais AÇÕES INSTITUCIONAIS de interesse mútuo e recíproco de ambas as instituições.  

Como Atuamos
Divisão de setor
IPT: Gestão técnica e negocial
Nossos Programas de Incentivo

A seguir nosso descritivo de cada programa realizado pela FIPT, sendo eles voltados ao incentivo do aprendizado, desenvolvimento tecnológico, inovação, transformação social e digital, visando aproximação e a integração de novos pesquisadores, estudantes e profissionais ao ambiente da tecnologia.’

Capacitação

Projetos internos de capacitação de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I realizados pelo IPT com fomento da FIPT, que visa à capacitação dos pesquisadores do Instituto e o desenvolvimento de estudos, novas técnicas e expertises e tecnologias.

Capacitação
Novos Talentos
Novos Talentos

Programa cujo objetivo é estimular estudantes, pesquisadores em atividades de PD&I conduzidas por intermédio teses e dissertações de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Teve seu início em 2013 e ao longo desses anos foram contempladas 66 (sessenta e seis) bolsas nas mais diversas áreas das engenharias, os quais desenvolveram projetos alinhados com as áreas técnicas do IPT, os quais possibilitaram o compartilhamento de conhecimentos e técnicas  além de possibilitar a obtenção de conhecimentos em tecnologias e inovação para novos talentos para o mercado de pesquisa.

Desenvolvimento e capacitação no exterior (PDCE)

Programa de incentivo aos pesquisadores do IPT com a finalidade de valorizar a produção em pesquisa tecnológica, estimulando a realização de estudos e pesquisas em instituições no exterior.

O objetivo e aprimorar as competências instaladas e aplicadas para a melhoria contínua da qualidade dos processos, produtos e projetos, assim como a aquisição de novas capacidades ainda não instaladas no Instituto. Com isso, o Programa deve contribuir para a excelência da atuação do IPT no oferecimento de soluções tecnológicas à indústria. 

A FIPT iniciou o apoio ao programa em 2010 e já foram capacitados 50 (cinquenta pesquisadores) pesquisadores, que desenvolveram estudos e trabalhos em outros países como: Japão na cidade de Tokio, Alemanha na cidade de Giessen, Portugal na cidade de Lisboa, EUA cidade de Boulder, Finlândia cidade de Espoo, Indonésia na cidade de Bogor, entre outros países cidades e culturas, agregando novos conhecimentos, modelagens e expertises para os trabalhos desenvolvidos pelo IPT.  

Desenvolvimento e capacitação no exterior (PDCE)
IPT Valoriza
IPT Valoriza

Programa de reconhecimento e valorização dos profissionais do IPT, que tem por finalidade estimular o aumento da inovação, através da disseminação de boas práticas e do reconhecimento dos profissionais.

Iniciação Tecnológica

Programa que visa estimular a formação de estudantes de nível superior em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, com o objetivo de formar recursos humanos aptos a contribuir para o aumento da capacidade inovadora do setor produtivo. 

O Programa de Iniciação Tecnológica iniciou em 2009 e já foram lançadas mais de dez chamadas que concederam 150 (cento cinquenta) bolsas para estudantes de graduação para desenvolverem projetos alinhados com as respectivas áreas de concentração, contando com a coordenação e supervisão das equipes técnicas especializadas, e a utilização dos laboratórios do IPT, de forma a contribuir para a formação e o estimulo para o desenvolvimento de novos pesquisadores no país, além de possibilitar a aproximação das academias com o Instituto. 

Iniciação Tecnológica
Investimento Social Privado
Investimento Social Privado

Programa que visa promover a transformação social positiva e sustentável à população em vulnerabilidade socioeconômica, por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas, orientadas pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, editado pela Organização das Nações Unidas - ONU, com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência ao usar o site e nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Política de Privacidade

Newsletter
Inscreva-se para obter as últimas atualizações