Quem Somos
A FIPT

Somos uma organização sem fins lucrativos que tem o propósito de potencializar o desenvolvimento da pesquisa e do ensino relacionados à ciência, tecnologia e inovação.

A Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas – FIPT é uma organização sem fins lucrativos, de direito privado, com autonomia administrativa, patrimonial e financeira, constituída como Fundação de Apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT, credenciada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo – SDE/SP como nos termos do artigo 19 do Decreto Paulista de Inovação nº 62.817/2017.

Por meio de esforços de um grupo de pesquisadores do IPT, motivados pela necessidade de aumentar a agilidade operacional e negocial do Instituto, a FIPT foi criada em 2003 com o objetivo de contribuir com a flexibilidade, agilidade e eficiência na execução de seus projetos. O propósito de sua criação é potencializar o desenvolvimento da pesquisa e do ensino relacionados à ciência, tecnologia e inovação, em especial as linhas de atuação do IPT, colaborando para o seu constante crescimento e evolução.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT e uma das maiores instituições de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico do país, com o compromisso de atender a demanda de ciência, tecnologia e inovação dos setores público e privado, assim como contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico do país.

A FIPT
Estrutura Organizacional

A Estrutura Organizacional da FIPT é formada pelos Órgãos da Administração, composto pelo Conselho Curador, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal e pelas Áreas Administrativas.

Conselho Curador

Órgão normativo, deliberativo e de controle da administração composto por nove membros, sendo um dos membros o Diretor Presidente do IPT, presidente nato do Conselho Curador.

Jefferson de Oliveira Gomes

Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em cooperação com a RWTH-Aachen – Alemanha (2001). Atualmente é Diretor Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP – IPT, Diretor da Fraunhofer Project Center FPC@ITA, relação de cooperação entre Sociedade Fraunhofer com o Centro de Competência em Manufatura do ITA, e membro do Fórum Econômico Mundial (WEF) para Future Production Project Workforce.

José Luiz Albuquerque Filho

Bacharel em Geologia pelo Instituto de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Geociências e Meio Ambiente no Instituto de Geociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Pesquisador Hidrogeólogo no Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental do Centro de Tecnologias Geoambientais – CTGeo e Professor de Mestrado na Coordenadoria de Ensino Tecnológico no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT.

Membros do Conselho Curador

Bacharel em Engenharia Química e Mestrado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena, e Doutorado em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena – USP. Atualmente é Pesquisador e Diretor de Operações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT.

Bacharel em Geologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisador no Laboratório Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Bacharel em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1961), Mestrado em Ciências Aeronáuticas, Controle e Automação pela Escola Nacional Superior da França (1963) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP (2015). Atualmente é pesquisador do Laboratório de Fenômenos de Superfície do Departamento de Mecânica da Escola Politécnica da USP.

Bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Mestre em em Tecnologia da Habitação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT e Doutorando em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – USP. Atualmente é Pesquisador no Laboratório de Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Instalações Prediais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT.

Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista e Mestrado em Engenharia de Software pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT. Atualmente é Pesquidadora e Responsável pela Seção de Soluções de Software e Sistemas para Engenharia e pela Gerência de Sistemas Corporativos no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT.

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências - Universidade de São Paulo (2005) e Mestrado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisadora do Centro Tecnológico de Recursos Florestais no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT.

Palestrante, escritor e especialista em inovação para transformação digital, conhecido por assessorar empresas de porte global e por conduzir reflexões e debates sobre o futuro e sobre o cenário competitivo de mudanças contínuas por meio da SV Partners, assessoria estratégica em inovação. Foi assessor da presidência do IPT – Instituto Paulista de Pesquisas Tecnológicas para a implementação do Planejamento Estratégico, período 2014-2018 e da presidência da Hapvida, Cassems, Sebrae SP e Sebrae PR, FIEP, Walmart Brasil, Essensis Ambiental, Itaú, Stihl e YPF. É professor, desde a sua criação em 2002 e coordenador acadêmico do programa CEO FGV, Módulo Estratégia, Mudança e Inovação.

Diretoria Executiva

Órgão da administração executiva composto por 3 membros pertencente ao quadro efetivo do IPT.

Fulvio Vittorino

Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo e Tecnologia de Processamento de Dados pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisador e Diretor do Centro Tecnológico do Ambiente Construído no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e professor regular de cursos de especialização da Universidade de São Paulo.

Neusvaldo Lira de Almeida

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo e Mestrado em Metalurgia e Materiais pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisador do Centro de Tecnologia em Metalurgia e Materiais e Responsável pelo Laboratório de Corrosão e Proteção no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT.

Natalia Neto Pereira Cerize

Bacharel em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e Doutorado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2012), na área de Medicamentos e Cosméticos. Atualmente é Pesquisadora no Núcleo de BioNanomanufatura e Responsável pelo Laboratório de Biotecnologia Industrial no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT.

Conselho Fiscal

Órgão de assessoria, fiscalizador da administração econômico-financeira composto por três membros indicados pelo Conselho Curador.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência ao usar o site e nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Política de Privacidade

Newsletter
Inscreva-se para obter as últimas atualizações